Só Templates

Créditos



Layout by



quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Bipolaridade em todas as idades




Introdução
Transtornos do humor (ou afetivos) são enfermidades em que existe uma alteração do humor, da energia (ânimo) e do jeito de sentir, pensar e se comportar. Acontecem como crises únicas ou cíclicas, oscilando ao longo da vida. Podem ser episódios de depressão ou de mania. Na depressão a pessoa sente tristeza exagerada e desânimo e na mania um aumento da energia e euforia anormal. A maioria dos pacientes sofre apenas de depressão e alguns também têm manias. O termo mania não significa "mania de fazer alguma coisa" ou algum tique - é simplesmente o nome que o médico dá para a fase de euforia da doença maníaco-depressiva. Às vezes surgem sintomas depressivos e maníacos simultaneamente, os chamados estados mistos.
Os sintomas de euforia e depressão podem variar de um paciente a outro e no mesmo paciente ao longo do tempo, muitas vezes confundindo a ele e seus familiares.
Prevalência e Incidência
Considerando-se que há diferenças importantes na maneira como as emoções são vivenciadas e expressas em diferentes culturas, é natural inferir que o diagnóstico de (TAB) e seu manejo se encontram sob influência de fatores culturais.
Os resultados de estudos de famílias sugerem que o transtorno bipolar tenha uma base genética.
Referência: Transtorno Afetivo Bipolar: percurso da Infância, Adolescência e Idade Adulta. Autora: Marina da Silveira Rodrigues Almeida

Pode a bipolaridade ser considerada uma doença sem cura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário